16 de fevereiro de 2010

Já contei para vocês a história do Centésimo Macaco? Numa ilha isolada do Pacífico, cientistas em comportamento animal estavam estudando uma população de macacos. Ensinaram uma fêmea a lavar o alimento (frutas) antes de comer, e ela passou a ensinar para os outros macacos a tarefa.

Parece que os bichinhos acharam bom, talvez o alimento ficasse mais saboroso lavado, então em pouco tempo chegou-se ao número de 100 macacos lavando suas frutas antes de comer. Numa ilha distante e também isolada do Pacífico, outros cientistas faziam pesquisas também com macacos, e algo extraordinário aconteceu.
No momento em que na primeira ilha o número de macacos que lavava as frutas chegou a cem, na segunda ilha os macacos espontaneamente começaram a lavar suas frutas!
Isto foi observado, fotografado, e um livro foi escrito a respeito, chamado naturalmente O Centésimo Macaco. O que isso nos ensina? Que há formas sutis (não físicas) de estender o conhecimento.
A coisa funciona à distância, e quando muitos indivíduos (cem, no caso) começam a fazer algo diferente com bons resultados, esse conhecimento se expande mesmo sem contato entre os diversos grupos. Pensemos em nós, nesse planeta Terra. Se começarmos a fazer coisas boas, sendo éticos,ecológicos, tendo bons pensamentos, isto se estenderá como uma onda para outras pessoas, mesmo que não as
conheçamos e sem uma maneira formal de passar isso adiante. A nossa própria maneira de ser faz diferença!
(Baseado no livro O Centésimo Macaco, de Ken Keyes Jr Editora Pensamento)
"Ser a mudança que queremos ver" Ghandi

0 comentários:

Postar um comentário